Seja bem vindo a esse espaço virtual! Essa é a historia de um buggy Kadron ano 1974 um verdadeiro clássico.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Troca do motor de partida

O motor de partida estava apresentando sinal de cansaço e não era pra menos a ultima manutenção foi em 2007, como o modelo era um wapsa que não se acha mais no mercado e com uma dificuldade em achar peças de reposição, optei pela troca por um modelo bosh

ATENÇÃO RECOMENDO QUE DESLIGUE OS CABOS DA BATERIA AO EFETUAR ESSE SERVIÇO OU OUTRO NO MOTOR DE PARTIDA.

Abaixo as duas fotos do antigo e como estava:

Abaixo o detalhe da cordoalha que auxilia no negativo:



Iniciei a desmontagem soltando a porta 13mm onde te três cabos ligados o que vem da bateria o outro que vem do alternador e um terceiro que não descobri o que é :), soltei também o que vem da ignição que já havia colocado um conetor:


Apos isso soltei a porca 17mm que fixa o motor na parte superior do cambio e nela está o cabo negativo:


Abaixo o detalhe do parafuso, note que ele tem um chanfro para acomodar na carcaça do motor:

Apos soltar também a porca 17mm na parte inferior do motor de partida é possível saca-lo da posição:


Abaixo o detalhe da bucha que fica na carcaça do cambio o ideal é troca-la, eu peguei a bucha nova correta conforme a medida do meu eixo do induzido novo, porem ainda não troquei pois a ferramenta para sacar ela dai ainda não chegou , mas vou troca-la em breve.


Abaixo o detalhe do motor de partida que peguei a base de troca:

Bosh 900 082 046:



Detalhe do automático de partida:

Esse foi o esquema de ligação que segui para que funcionasse corretamente:



So uma curiosidade meu amigo Luiz Portela me informou que o outro conector nao se usa no meu caso pois:

Luiz Portela esse serve para como auxiliar da bobina de ignição so serve para carros com fio resistivos na ignição

Buggy AP  lado esquerdo onde está parafusado o terminal, liga o fio que vem da linha 50 do comutador de ignição, o fio de partida. Está solda ao lado direito é somente para soldar o fio que vem da bobina do start e acionar o motor do arranque, não solde nada ali.

 Instalei o motor no lugar e a nova cordoalha, apertei os dois parafusos 17mm inferior e superior:



Conectei os positivos e dei o aperto com a chave 13mm 

Efetuei o teste e aconteceu uma coisa curiosa na primeira partida pegou normal , na segunda normal mas na terceira ele só deu um tek e não pegou dai pensei deu pau denovo !!! pois já havia levado de volta em garantia para trocar o automático que não estava acionando o motor ... bem mas fui checar o parafuso que segura o borne da ignição tinha afrouxado reapertei e funcionou ... então fica a dica...

Vídeo com o teste da partida:


Agradecimentos :

- Luiz Portela
- WayBecker
- BuggyAp

Km atual 93.065






Troca do rolamento de roda traseiro.

Bom como no post anterior coloquei o esquema do freio enquanto estava tudo desmontado aproveitei para efetuar a troca do rolamento traseiro:

efetuei toda a desmontagem até deixar somente o rolamento visivel os passos podem ser vistos aqui:(http://kadron74.blogspot.com.br/2014/02/freio-disco-na-traseira.html)

Abaixo as duas fotos com detalhe da vista do rolamento:




Bom o correto é você usar o sacar rolamento apropriado como este do link:



Mas como não tinha tempo nem o $$ disponível foi improvisado, porem ja aviso só durou para sacar uma vez :)

A ferramenta foi feita adaptando um saca polia em um suporte com dois parafusos esses parafusos foram trabalhados na ponta para entrar no local do rolamento e firmar como duas alças:


Com isso girando parafuso do miolo do saca polias ele foi trazendo o rolamento:


Eis que depois de muito custo ele saiu (parecia estar colado !!!)


Abaixo nas duas fotos é possível ver a base onde fica o rolamento de roda traseiro:



O rolamento novo:


Para colocar foi usado uma peça oval para dar apoio ao martelo de borracha e suavemente com cuidado batidas leves e por igual vai encaixando o novo:


Aqui tem um vídeo sobre a desmontagem com a ferramenta correta :)

                                         http://www.youtube.com/watch?v=gOUZUXWZH5o


Km atual aprox. 93.000 km

Freio a disco na Traseira

Nessa postagem vou descrever os passos e dificuldades que eu encontrei nessa atualização.

Primeiramente eu comprei um Kit , até ai bacana legal ... mas não recomendo o local que eu comprei pelo seguinte motivo:

A entrega e etc fui tudo certo porem não instalei no carro logo de inicio eu demorei uns 6 meses até ter tempo e comprar as demais peças como pastilhas retentores rolamento etc,  pois aproveitei e troquei tudo... Eis que quando fui instalar notei que as peças em si estavam em péssimo estado, salvo somente o suporte da pinça e o cubo com o disco que apesar de eu usar sei que estão muuuuito gastos, vou precisar trocar em breve, só para ter uma ideia as pinças estavam todas emperradas enferrujadas tive que literalmente comprar outras mas devido ao tempo que demorei para constatar isso não tenho como que reclamar...  Restou resolver a bucha...

Bom com todas as peças em mãos vou resumir o esquema de desmontagem e montagem sem citar os quase mais 5 meses que demorei para conseguir fazer funcionar ou seja ao total essa "mudança" digamos assim levou um ano para ser concluída.

Bom sem mais delongas comecei com erguendo o carro no macaco e a desmontagem das rodas, apos isso a foto abaixo mostra o sistema de freio a tambor:


Desmontando a "panela" e sacando a cupilha  com a chave allen e a porca, temos abaixo dela a cubo de roda:


Sacado o cubo de roda fora temos já a guarnição do retentor e podemos começar a desmontar o freio a tambor:



Nas fotos acima removendo o cabo de freio de mão e as molas , abaixo removendo o sangrador e o duto do fluido de freio:


Apos isso removemos os 4 parafusos da capa do retentor e na sequencia de três fotos abaixo sacamos ele fora:




Uma dica aproveite para desobstruir o canal de saída de óleo em caso de vazamento do retentor conforme as duas fotos abaixo(eu usei um arame de solda acetileno rígido):




Temos então o rolamento traseiro:


Agora podemos remover os sistema original :



Abaixo a foto do kit de retentor de roda traseiro e a especificação:


bom com tudo removido eu aproveitei para trocar o rolamento de roda traseiro mas isso fica para outra postagem que poderá ser conferida no blog.
Apos isso começamos com a montagem primeiro o suporte da pinça, depois no suporte do retentor vai o retentor dentro, que deve ser colocado com cuidado, e pode usar o velho para bater com o martelo e fazer ele ir encaixando suavemente, vai o anel e a junta.

Encaixa e colocamos os 4 parafusos, note que no caso a posição da capa do retentor precisou mudar devido ao formato do suporte da pinça:


Apos isso montei o cubo com o disco que ja veio preso formando uma peça, colocamos a porca e cupilha de volta, prendi a pinça no suporte ja com as pastilhas ,os dutos do freio no caso da pinça um flexível  e por fim  o cabo do freio de mão.


Apos a montagem observe se não há nenhum vazamento e se esta tudo encaixado corretamente sem folgas ou vibrações e efetuar a sangria.

Na foto acima foi a primeira montagem com a pinça defeituosa, fui em busca das pinças boas e aproveitei para pinta-las com spray primeiro a limpeza uma lixada de leve depois primer e a cor desejada: 




Deixei secando por uns 3 dias e efetuei a nova montagem e nova sangria:

Mas logo de inicio percebi a necessidade de remover o batente pois estava estrangulando o flexível de freio poderia ter optado também por torneá-lo de forma melhor mas como meu carro não alcança o limite de curso optei por remover, demonstrado nas três fotos abaixo:

 




Perceba que a pinça entra justinha nessa posição:



Abaixo a sequencia de fotos que mostram o resultado final, notei que a posição nao ficou 100% alinhada mas acredito que isso seja por conta da qualidade do suporte mas no caso tendo contato com o disco acredito que não cause um  grande problema apenas um consumo irregular de pastilha e disco mas levando em conta peso do caso , pouco uso etc , vou descobrir no uso se isso vai acarretar algum problema









Vista inferior já com a roda no lugar: 

Vídeo do sistema rodando:



Bom foi isso , a frenagem ficou muito boa não exagerei nos testes pois sei que o freio está assentando.

As considerações finais são: muito cuidado com os kits verifique as pinças tem que correr livres mesmo na mão e as qualidades das peças como diâmetro do disco etc (o meu esta muito fino(4mm) sinal de muito uso) , As pinças que utilizei me informaram ser de tempra/marea o cabo do freio de mão foi comprado como sendo do marea os dutos de freio são padrão volks para (gol/santana/sav).

é isso ! vlw! qualquer coisa comentem.

Km atual aprox 93.000