Remova cada cabo de vela um de cada vez, iniciei pelo lado do motorista porem não importa a ordem no caso da troca:
Posicione a chave de vela com cuidado de forma a ficar bem firme e com a haste gire para o sentido anti horário para remover a vela, por ser um lugar de dificil acesso até faça a tarefa com cuidado para nao danificar a rosca nem o cabeçote:
Comparando a vela antiga e a nova apesar do desgaste fisico ela estava em bom estado de uso, é interessante sempre analisar a vela para ver o estado geral e como esta a queima isso pode lhe indicar vários problemas simples como regular o ponto etc...:
Com a lamina de calibre 0,80 para o motor 1.600 regule a vela , a lamina de calibre 0.80 deve entrar entre o eletrodo da vela e a haste e deslizar justinho entre ambos, na caixa da vela NGK pelo lado de dentro vem a tabela de especificação de medidas e de torque algo em torno de 4kgf dependendo do seu bloco (ferro ou alunimio).
Desgaste natural
Se o pé do isolador estiver levemente amarelado ou marrom, indica que tudo correu bem durante a vida útil das velas. O motor está em boas condições e o tipo da vela estava correta para este motor.
Apos calibrada a vela nova , posicione ela no local com a mão rosqueie até onde sua força permitir dai sim coloque a chave e aperte , se tiver o torquímetro (ainda eu não tenho) aplique o torque correto, aproveite e analise a necessidade da troca dos cabos de vela , eu troquei sem segredo desde que faça um de cada vez pois a posição dele deve ser respeitada remova um de cada vez e reconecte o novo.
Bem é isso uma tarefa simples que leva 30 minutos pode ser feito em qualquer garagem e ajuda bastante a queima correta do motor na embalagem indicava que essa troca deve ser feita a cada 10 mil a 15 mil Km rodados.
Abraços.
Mais sobre cabos e velas:
http://planetabuggy.forumeiros.com/t935p40-cabos-e-velas
Sobre torque da vela:
http://planetabuggy.forumeiros.com/t4110-torque-de-aperto-da-vela-para-vw-16
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