Bom mes de maio , o buggy teve nesse periodo na garagem apenas sendo ligado de vez em quando e meu pai tava usando ele.
Mas apos alguns problemas pessoais nada melhor do que andar de buggy pra refrescar a cabeça e pensei muito do que vinha fazendo da minha vida em si e tomei a decisão de trazer o buggy de volta e continuar a fazer as coisas nele neste final de semana passado fiz a fixação do trilho do banco com duas peças em inox que vao tres parafusos sem a necessidade de furar o trilho so pela pressão dai para correr o banco se usa o trilho do banco que era do trolher.
Fiz a troca do escapamento tava todo furado foi colocado um modelo da sicap com silenciador e manta o ronco ficou bem mais baixo e fechadinho ate que ficou legal da pra conversar dentro do carro agora.
A pintura no geral ficou muito boa esta bem resistente, pretendo daqui a um ano retocar os detalhes e fazer uma nova pintura com um efeito foil.
Dai fui no posto abastecer e dar uma ducha no carro , mas o pessoal so ta acostumado a lavar carro fechado ainda bem que o buggy ja é meio que preparado rpa levar agua :
terça-feira, 22 de dezembro de 2009
Em novembro de 2009 , meu irmão e meu pai foram dar um andamento na montagem do carro.
Repintando o capo que ficou tosco com manchas na primeira tentativa:
Parecem que eles lavaram o carro e a capota e os bancos que tavam com manchas de bolor é mole ?
Em detalhe a tampa traseira que pintei no senai:
Em detalhe a fechadura da tampa traseira vista por dentro:
Agora dezembrao espero que sobre algo do 13 pra usar no bugao ta fogo !!
Tudo começou em Dezembro de 2008 na minhas ferias, bem na verdade nao foi bem ferias afinal tava trabalhando no buggy :-).
Nesse processo de pintura como em qualquer coisa que se faz pela primeira vez oficialmente, cometi alguns erros basicos , alem da falta de tempo em me dedicar a tarefa irei postar minhas experiencias e as fotos dos erros e acertos , espero que possa ajudar a comunidade buggera em cuidar dessas maquinas maravilhosas.
A compra do material gastei por volta de R$ 400,00 Lixas diversas gramas (80, 120, 220, 400, 800 1200) Massa poliester Thinner para limpeza Primer PU (fundo) Duco Vermelho royal Verniz PU Estopas , espatulas , mascaras (muiiito importante), fita Crepes, jornais velhos ...
Em 12/01/2009 Efetivamente começou os trabalhos Abaixo algumas fotos de como tava a coisa:
Seguindo as empapeladas pra nao fazer caquinha e proteger as peças de poeira tintas solventes etc....
Muitas lixadas e ja um errinho basico aplicando a massa , apos vim a saber ( curso do senai de pintura nautica) pois convem que aplicasse uma mao do primer apos a lixada com uma lixa de grama baixa (80..320 depende do caso) antes de usar a massa isso melhoraria a aderencia da massa ...
Outra dica seria ideal o uso do famoso taquinho , ou um pedaço de EVA grosso ou na zica um pedaço de chinelo havaiana cortado em quadradinho para ser usado como taco de lixa pois na mão ao lixar causa imperfeições não visiveis a olho nu mas no momento do polimento / acabamento apareceria as 'valetas" feitas no lixamento com a mao ...
Muita lixa se comeu para fica lisinho , acho que esse carro nao via um trato desse a mais de 15 anos hehehe ....
Na sequencia foi aplicada a primeira demao de primer essencial para a aderencia da tinta final principalmente se tratando de fiberglasss
Seguindo as cagadas mil na foto acima no canto da targa acima do paralama traseiro é notavel a nevoa , coisa de iniciante com a pistola ... nao pintar a 30 cm de distancia e com o angulo correto da pistola perante a peça causa isso ... e ira lhe custar mais horas de lixadas e desperdicio de material ... Seguindo com a aplicação do primer ...
apos novas camadas de massa pois haviam muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuitas imperfeições e buracos na fibra.... antes (coisa de novato) dei uma lixada com grama alta umas 400 mas não seria necessario pois o primer é um aderente e aderiria bem a massa (teoricamente falando claro :-) )...
Ate aqui ja era la pelo mes 02/2009 ...
porque tanta demora .. oras trabalho... estudo .. mulher ... e buggy mofando na garagem :-(
Seguindo abaixo la pelo mes 04 /2009 e tive que comprar mais massa poliester :--) ...
Bom dei uma boa lixada na massa ... e novas aplicações de massa ...
Apos muitas lixadas nova mão de primer e ....
bom o fato e que ... veja nessa abaixo em detalhe ainda ficou umas marcas . hoje acho que entendo foi cabacice ansiedade sei la .. mas nao lixei direito ... nao apliquei a massa com a acuracidade que eu gostaria ... isso tudo influencia e sai impresso na camada de tinta subsequente ...
Mesmo assim dei continuidade a coisa .. mesmo sem entender completamente os porques (ainda to aprendendo ... que bom :-) ) ...
Entao antes de continuar ainda dei uma lixadinha ... ( hoje sei que foi desnecessario mas faze o que eu tava querendo sofrer hehehe ) ..
e logo apos o video da primeira pintada na cor....
Esse video foi logo apos a aplicação do primer:
No video acima meu pai fazendo a pintura e meu irmão auxiliando , estou gravando.
Detalhes antes da pintada uma nevoa no caso da 1 demao ajuda a tinta a aderir melhor ..
Opa , entao ficando na cor .. da uma alegria rs.rs.sr :-)
Abaixo apos o duco , quebrei uma lixa dagua bem fina... e aplicamos o verniz pu que levantou o brilho... nao tirei muitas fotos nesse momento pois ja tava cansadao mas da pra ter uma ideia ....
Agora em que pé tá hoje 26092009 ... to terminado o curso e pintei a tampa traseira la no senai nossa que diferença ...
desde ja agradeço a quem chegou ate aqui da historia ... e espero estar ajudando todos os entusiastas como eu que gostam de cuidar bem de suas coisas um abraço e ate breve vou completando esses post e o blog com os dados das minhas peripercias com o carrinho !
Kleyton Maia
Agradecimentos especias a familia do planeta buggy ! e a minha familia !